quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Câmara Cascudo - Folclorista Brasileiro

Luís da Câmara Cascudo é considerado o maior folclorista brasileiro.
Nascido em Natal-RN aos 30/12/1898, no Bairro da Ribeira, bairro histórico da cidade, em uma família de posses. Estudioso,cursou Medicina e Direito, mas não concluiu o primeiro. Tornou-se professor de História da Rede Estadual de Ensino, no Atheneu Norte-riograndense. E começou sua carreira de escritor, principalmente de textos relacionados ao folclore e à cultura popular. Seus livros mais famosos do gênero são:Dicionário do Folclore Brasileiro, Antologia do Folclore Brasileiro, Cinco Livros do Povo, Jangada, Jangadeiros e Rede de Dormir. Muito do que conhecemos sobre folclore devemos à este ilustre conterrâneo.

4 comentários:

Anônimo disse...

brilhnte idéia essa de se criar um blog de folclore de natal..parabens. Gostei da foto de Camara Cascudo..eu tenho um blo tambem...aldericoalvares.blog.uol.com.br...apareça lá...estou procurando informaçoes sobre natal antiga..se vc tiver....abraços

Anônimo disse...

Prezada Juliana:
Parabéns pela iniciativa do blog, que não conhecia.
Sou neta de Câmara Cascudo e Diretora do Memorial que guarda o seu acervo bibliográfico.
Estou às suas ordens para pesquisas "cascudianas" (daliana@click21.com.br)

Um grande abraço
Daliana Cascudo

Anônimo disse...

Juliana tudo bom?
Parabéns!

Eu também tenho o maior prazer em compartilhar deste Blog
E maior ainda em saber que a “Princesinha do Folclore” como a chamava Cascudo com sua neta Daliana que aqui também fez suas breves considerações. Sou um pesquisador novo já que estou no ramo da pesquisa Cascudiana há quatro anos. Deste incrível notabilíssimo escritor, folclorista etc., acima de tudo uma pessoa que era “super-humano”. tive o prazer de conhece-lo pessoalmente numa visita do colégio que estudava na época COLEGIO MONS. CALAZANS PINHEIRO, no Alecrim em sua residência. Numa tardinha ao entardecer quando o sol refletia sobre as águas verdes do Rio Potengi. Dali contemplamos (todos os alunos) as luzes douradas das águas do nosso querido rio, que dar vida a nossa cidade do Natal.
Bjus. – Job Neto (pesquisador)

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog.
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY afilhada de BETO CARRERO, vem fazendo o maior sucesso com as musicas CAVALEIRO DA VITÓRIA e MEU PADRINHO BETO CARRRERO, um CD em homenagem ao parque temático BETO CARRERO WORLD.
Assistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE.
VIRGINIA DE MAURO a LULLY o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.
VOU INDICAR ESTE MARAVILHOSO BLOG.